Conheça os tipos de massagens existem e seus produtos utilizados.

Massagem Desportiva

A massagem desportiva é a técnica mais indicada para sua preparação e alívio de dores, pois ela melhora a circulação sanguínea e ajuda a eliminar as toxinas existentes na musculatura. Diferente de uma massagem para relaxamento, a massagem desportiva é uma ótima ferramenta para preparar e recuperar a musculatura para quem pratica exercícios físicos. Esta massagem age nas dores do atleta, mas é indicada não só quando se tem lesão e sim, ela deve ser realizada para prevenir lesões.

Massagem Modeladora

A massagem que modela o corpo, reduz medidas e ainda alivia os sintomas da celulite, é a massagem modeladora. Seus efeitos benéficos não são somente estéticos, esta massagem também é capaz de promover relaxamento e bem estar, aliviando a tensão muscular e o estresse.

Massagem Turbinada

A massagem turbinada é indicada em casos em que o cliente sinta a necessidade de eliminar medidas e celulite. A massagem turbinada possui algumas semelhanças com a massagem modeladora, pois ambas são vigorosas, potentes, reduzem medidas e modelam o corpo.

Bambuterapia

A bambuterapia ou bamboo massage é feita com bambu. Usa deslizamentos e amassamentos no corpo todo para relaxar a musculatura e diminuir o estresse acumulado no corpo. Estimula, principalmente, a liberação de ocitocina, um hormônio de anti estresse.

Shiatsu

Também é conhecido e chamado de “massagem oriental”. Shiatsu é uma palavra japonesa onde “Shi” significa dedos e “atsu” pressão, ou seja, o Shiatsu significa pressão com os dedos. Porém, além dos dedos, o terapeuta utiliza os cotovelos, joelhos e mãos para realizar a técnica.

Massagem Para As Mãos

Geralmente as mãos não são consideradas, por muitos, uma área com grande concentração de tensão, mas como nós utilizamos nossas mãos em praticamente tudo o que fazemos, é de se considerar que elas frequentemente ficam enrijecidas e cansadas com mais facilidade A massagem nas mãos com uma loção, óleo ou creme adequados irá beneficiar a pele desta área, estimular o fornecimento de nutrientes pela circulação sanguínea, mantendo as mãos mais suaves e funcionais.

Massagem Facial

As vantagens da massagem facial para a pele são muitas: desintoxicar, estimular a região, relaxar os músculos, diminuir o inchaço, aparência mais tonificada e até a suavização das linhas de expressão. A pele é o maior órgão do corpo humano e está exposta à tudo que acontece no ambiente. Ou seja, ela recebe diretamente o estresse, poluição, cansaço e outros fatores que vão deixando-a sobrecarregada, com aparência acinzentada e flácida. Massageá-la relaxa sua parte sensorial, ajuda a eliminar toxinas e a cuidar da saúde do rosto.

Ventosaterapia

Os principais benefícios do uso de ventosas são:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
– Desintoxicação do organismo;
– Alívio de dores na coluna;
– Alivio de dores musculares – por eliminação de contraturas e pontos gatilho;
– Alivio de dores abdominais;
– Alívio de cefaléia (dor de cabeça);
– Fortalecimento dos vasos sanguíneos;
– Aumento da circulação sanguínea local;
– Aumento da produção de líquido sinovial dentro das articulações;
– Redução de celulites e estrias;
– Relaxamento do corpo e da mente.

Massagem Melhora A Postura

A postura é algo bem difícil de controlar. É preciso ter bastante atenção para, durante todo o dia, manter a disciplina de sentar com as costas retas, e manter o corpo na melhor posição possível. Porém, é normal relaxar, deixar cair os ombros e não ter a postura ideal, especialmente quando se passa muito tempo sentado e focando no trabalho. A massoterapia é uma ótima forma de corrigir a postura e evitar certos problemas, como as dores. A massagem pode ajudar seu corpo para reforçar movimentos saudáveis e naturais, contribuindo para corrigir problemas de postura.

Clande Massage

Benefícios da massagem com velas:
– Alivia tensões musculares, alivia dores, fadiga e rigidez muscular;
– Reduz cãibras e produz um bom tônus muscular;
– Melhora a circulação sanguínea;
– Auxilia na eliminação dos detritos acumulados no organismo;
– Reduz inchaços que se formam em volta de lesões;
– Ajuda a soltar e eliminar o muco e secreção brônquicas dos pulmões, desobstruindo as vias respiratórias;
– Regulariza funções intestinais, alivia constipação e melhora a digestão

 Quick Massage

Quick” significa Rápido e “Massage” significa Massagem. Portanto, podemos concluir que a Quick Massage é uma Massagem Rápida. Esta massagem é realizada com manobras adaptadas das técnicas orientais Anmá e Shiatsu e tem como foco proporcionar o relaxamento muscular em poucos minutos, mesmo porque, a duração de cada sessão é de aproximadamente 15 minutos. Este é um tempo suficiente para que possamos sentir os benefícios em nosso corpo.

Benefícios da Massagem Tântrica

Com raízes profundamente espirituais, o tantra envolve o equilíbrio e o entrelaçamento de energias entre o casal. Por isso, a prática da massagem tântrica pode ajudar a fortalecer seu vínculo e levar a um entendimento mais profundo na vida afetiva e na vida sexual

Nuru Massagem

Simplificando, a massagem nuru é uma massagem erótica originada no Japão. O massagista usa todo o seu corpo para massagear o cliente, proporcionando mais contato corporal do que em uma massagem tradicional. A palavra “nuru” deriva de uma palavra japonesa para “escorregadio”. Por quê? Tanto a cliente quanto a massagista são cobertas pelo gel de massagem Nuru. O gel é incolor, inodoro e, na verdade, feito de Alga Marinha Nori natural

A Melhor Massagem Tailandesa em Salvador

A massagem tailandesa tem muitos benefícios para a saúde, desde a redução do estresse até o alívio da tensão muscular.A massagem tailandesa usa técnicas de pressão e alongamento suaves para relaxar o corpo. Um estudo A2015 descobriu que a massagem tailandesa reduz significativamente os níveis de um certo marcador de estresse presente na saliva, chamado sAA.

A Melhor Massagem Em Salvador

Salvador é uma das cidades mais populosas do Brasil, e assim sendo, existe uma grande concentração de massagistas profissionais aqui. Em qualquer bairro da cidade é possível encontrar alguma oferta desse serviço que é tão procurado.

Esse artigo visa ajudar aqueles que procuram esse serviço a encontrar a melhor profissional possível, nos estabelecimentos mais seguros, limpos e confortáveis, além, é claro, de deixar o possível cliente ciente do que se pode esperar de uma massagem.

Drenagem Linfática

Os principais benefícios da drenagem linfática são:

  1. Combater o inchaço e a retenção de líquidos;
  2. Ajudar no combate à celulite;
  3. Ajudar na recuperação de lesões musculares e articulares;
  4. Colaborar na cicatrização dos tecidos;
  5. Prevenir aderências cicatriciais após a cirurgia plástica;
  6. Reduzir os hematomas;
  7. Melhorar a circulação sanguínea, venosa e linfática;
  8. Oxigenar os tecidos de forma mais adequada;
  9. Colaborar para a eliminação das toxinas do corpo;
  10. Melhorar a auto-estima e consequentemente a qualidade de vida

 Massagem Sueca

massagem sueca é um tipo de massagem de corpo inteiro que é ideal para pessoas que são iniciantes, têm muita tensão e são sensíveis ao toque. Ela ajuda desfazer os nós musculares e é uma boa escolha para relaxar completamente.

Para esse tipo de massagem, é necessário retirar as roupas, com exceção da roupa íntima. A pessoa a ser massageada é coberta por um lençol que será retirado pelo massagista apenas das partes massageadas.

O massagista usará uma combinação de:

  • Amasso;
  • Movimentos longos e fluidos na direção do coração;
  • Movimentos circulares profundos;
  • Vibração e batidas;
  • Técnicas de movimento articular passivo.

Massagem Aromoterapia

Massagem  de aromoterapia é um tipo de massagem indicado para pessoas que buscam se curar emocionalmente. Esse tipo de massagem melhora o humor; reduz o estresse e a ansiedade; alivia a tensão muscular e a dor; e reduz os sintomas da depressão.O massoterapeuta combina pressão suave e uso de óleos essenciais na pele e em um difusor.Às vezes, a massagem de aromaterapia se concentra apenas nas costas, ombros e cabeça e dura entre 60 e 90 minutos.

 Massagem Profunda

Durante a massagem profunda é utilizada mais pressão do que na massagem sueca. É uma boa opção para quem tem problemas musculares crônicos, como dor ou lesão. Pode ajudar a aliviar os músculos tensos, a dor muscular crônica e a ansiedade. Durante a massagem profunda, o massagista usa movimentos lentos e uma pressão profunda dos dedos para aliviar a tensão das camadas mais profundas dos músculos e tecidos conjuntivos. A pessoa a ser massageada pode ficar nua ou usar apenas a roupa íntima. Esse tipo de massagem dura em torno de 60 a 90 minuto

Massagem Esportiva

massagem esportiva é uma boa opção para quem possui lesão causada por movimento repetitivo, como pode acontecer quando há prática de algum esporte. Também é importante para prevenir lesões esportivas, aumentar a flexibilidade e o desempenho físico. Além disso, a massagem esportiva pode ser usada para aliviar a dor, a ansiedade e a tensão muscular. Ela pode ser feita no corpo se concentrar nas partes do corpo que precisam de mais atenção. A pressão profunda pode ser alternada com movimentos suaves, dependendo das necessidades.

Massagem de ponto-gatilho

massagem de ponto-gatilho é mais adequada para pessoas que têm lesões, dores crônicas ou condições específicas. Às vezes, áreas de tensão nos tecidos musculares, conhecidas como pontos-gatilho, podem causar dor em outras partes do corpo. Concentrar a massagem nos pontos-gatilho ajuda a reduzir a dor em outras partes do corpo.

Massagem pré-natal

Os benefícios potenciais da massagem pré-natal são:

• Auxílio no processo natural da gestação, estimulando a circulação sanguínea e linfática

• Relaxamento físico e mental, e redução de tensão emocional e ansiedade

• Alivia tensões e dores nas articulações, músculos, pescoço e costas causadas pelas alterações na postura, fraqueza muscular, tensões e ganho de peso

• Melhora da circulação sanguínea e linfática e reduz inchaço

A massagem pré-natal não é indicada para:

.Mulheres no primeiro trimestre de gestação e/ou sem liberação médica

• Gestantes com anormalidades da placenta, útero e cérvix

• Gestantes com distúrbios do suprimento de sangue para o feto (pressão alta, múltiplos fetos, etc.)

Massagem de casal

massagem de casal proporciona todos os benefícios de uma massagem normal e, às vezes, fornece acesso às banheiras de hidromassagem, saunas e outras instalações do spa. Outros tratamentos, como pedicure, tratamentos faciais e esfoliação corporal, às vezes são oferecidos como parte de um pacote. Normalmente, você pode escolher o tipo de massagem que gostaria de receber junto com sua companheira ou companheiro. Mas também é possível escolher receber um tipo diferente de massagem do parceiro. O casal fica em mesas lado a lado, e cada um tem seu próprio massoterapeuta, sendo possível conversar durante a massagem, se for o desejado

.

Massagem em cadeira

massagem realizada em uma cadeira é indicada para quem deseja uma massagem rápida concentrada no pescoço, nos ombros e nas costas. Essa técnica também pode ser uma forma de ter o primeiro contato com esse universo da massagem. Ela ajuda a aliviar o estresse e a ansiedade, usando pressão média. A pessoa massageada permanece totalmente vestida e se senta sobre a cadeira especialmente projetada para que o massagista realizar o seu trabalho. Esse tipo de massagem dura entre dez e 30 minutos.

Massagem Shantala

Shantala é uma técnica de massagem de origem indiana, inspirada na Medicina Ayurvédica, desenvolvida para ser aplicada em bebês. Entre os inúmeros benefícios da shantala, ela proporciona alívio das cólicas, promove bem-estar e fortalece o vínculo afetivo de mãe e pai com o bebê. A técnica é ancestral e foi trazida para o ocidente na década de 1970 pelo obstetra francês Dr. Frédérick Leboyer, que ficou fascinado ao ver uma mulher em Calcutá massageando seu filho

Os benefícios físicos e psicológicos da massagem

A massagem é uma troca de energias em que, através de técnicas de deslizamento, fricção e amassamento, se trabalha o sistema circulatório, linfático, nervoso e energético, que proporcionam a descontração do corpo e da mente, combatendo a fadiga física e mental.

Os seus benefícios podem ser observados ainda durante a massagem, porém, os seus benefícios para a saúde são ainda mais evidentes, quando se cria o hábito de receber massagens, pelo menos, 1 vez por semana

A Massagem No Brasil

A massagem aqui no Brasil também é conhecida como “massoterapia”, pois muitos de seus praticantes acreditam que a massagem é um meio pelo qual se busca a melhora para problemas físicos e mentais. A principal característica da massagem é a capacidade de manipulação do corpo do outro por meio do toque.

Os muitos tipos de massagem existentes remetem, muitas vezes, a resultados buscados também diferentes. Um exemplo é a massagem modeladora, cuja finalidade é a de modelar fisicamente o corpo, o que difere bastante da massagem ayurvédica, que, realizada com óleos essenciais, oferece a sensação de paz e de tranquilidade para quem recebe.

 Massagem Tui Ná

Os benefícios colhidos com a Tui Ná são diversos. Além de obter ótimos resultados no tratamento de dores musculares e ósseas, também é possível tratar de enfermidades no sistema respiratório, digestivo e reprodutor, pois a massagem oferece técnicas que alcançam os órgãos desses sistemas, conforme a necessidade de cada pessoa.

Vale destacar que a Tui Ná apresenta resultados excelentes no tratamento de crianças e de idosos, que geralmente respondem muito bem a essa terapia. Complementar outros tratamentos da medicina tradicional ou da MTC também é excelente para alcançar resultados mais rápidos e de forma mais fluida.

 Massagem Holística

Muitas vezes, para optarmos por uma técnica de massagem a ser adotada para uma pessoa, utilizamos a dor como ponte, como caminho até a causa. E, para tal, é preciso dominar o conhecimento dos princípios de terapias, como, por exemplo, saber aliar os movimentos e toques à forma de trabalhar os corpos físico, emocional, mental, espiritual, cósmico, com sua metodologia específica de procedimentos para cada causa que está atuando. Também o conhecimento das relações entre as glândulas, os músculos e os chakras, onde se localizam estes centros de energia e como entrar em contato com eles através do toque. Do que são compostos estes métodos, que meios são utilizados, quais óleos medicinais, aromas, cromoterapia, leitura do corpo que vai massagear, a pele, sensações, bloqueios, energias estagnadas, enfim, todos os passos de como o terapeuta se prepara e opta por uma determinada terapia. A massagem holística é um bálsamo. Um alívio focado no equilíbrio de todas as partes do corpo, desde o físico ao mais sutil.

 Automassagem 

Automassagem é uma maneira simples, rápida e prática de se livrar de dores indesejáveis e relaxar no conforto de casa. E o melhor de tudo: não custa nada! Além de aliviar a tensão muscular, a automassagem é uma ferramenta de autocuidado e pode proporcionar os mesmos benefícios para a saúde que uma massagem tradicional.

Recomendamos que você tome um  banho quente antes da sessão de automassagem. Outra dica é usar óleos vegetais e essenciais para potencializar a ação terapêutica da automassagem e facilitar o relaxamento.

Faça a automassagem com leveza, lentamente, tomando cuidado para não se machucar. Se sentir muita dor durante a sessão, interrompa o tratamento e procure massagistas profissionais. Recomendamos também que você combine os movimentos da automassagem com exercícios respiratórios.

Massagem Craniossacral

Te­ra­pia cra­nios­sa­cral é uma téc­ni­ca ma­nual de ori­gem ame­ri­ca­na que uti­li­za o sis­te­ma cra­nios­sa­cral pa­ra aju­dar a ali­viar do­res e dis­fun­ções, me­lho­ran­do o fun­cio­na­men­to cor­po­ral de ma­nei­ra glo­bal. No iní­cio do sé­cu­lo XX, o mé­di­co os­teo­pa­ta Wil­lian Su­ther­land ob­ser­vou que os os­sos do crâ­nio são es­tru­tu­ra­dos pa­ra per­mi­tir dis­cre­tos mo­vi­men­tos. Na dé­ca­da de 1970, o tam­bém mé­di­co os­teo­pa­ta ­John Upled­ger des­co­briu o mo­vi­men­to rít­mi­co do sis­te­ma cra­nios­sa­cral du­ran­te uma ci­rur­gia. A par­tir daí, pôs-se a es­tu­dar e de­sen­vol­ver es­sa for­ma de tra­ta­men­to, con­fir­man­do-a cien­ti­fi­ca­men­te.

Massagem de Acionamento

Massagem de acionamento

Os “pontos de acionamento” são áreas mais macias onde os músculos foram danificados. Nessa massagem, aplica-se pressão para aliviar espasmos e dores.

Massagem Tailandesa

A massagem tailandesa é derivada dos alongamentos da yoga; dá para perceber isso porque o paciente é colocado em várias posições da yoga e é feita no chão, sem óleos, mas com roupas confortáveis. Essa massagem é mais energética do que física e utiliza as manobras corporais com pressão, dando flexibilidade aos seus músculos e articulações.

Massagem Champi

Por meio de leves toques e pressões na face, cabeça, pescoço, ombros, parte superior da coluna e membros superiores, o massoterapeuta se concentra em centros energéticos importantes. Com isso, a circulação sanguínea e energética passa a funcionar melhor, favorecendo a saúde física e mental. Praticada regularmente, a massagem ajuda a rejuvenescer o corpo, e aplicada corretamente relaxa o corpo instantaneamente. A nível psicológico, ajuda a mente a relaxar, promovendo o equilíbrio de uma energia interior muito importante, necessária para os sistemas físicos se recuperarem e se renovarem a eles próprios.

Massagem e Seus Benefícios

Para quem acredita que a massagem serve apenas para aliviar momentaneamente a dor nas costas, uma boa notícia: a técnica milenar é usada para ajudar no tratamento de vários problemas físicos e psicológicos que afetam diretamente a saúde. Você pode sentir uma melhora já na primeira sessão, mas o ideal é realizar massagens de uma a duas vezes por semana. As sessões variam conforme o objetivo e a técnica usada mas, em média, as sessões duram de 30 a 50 minutos. Múltiplas aplicações Além de ser um excelente coadjuvante no tratamento de problemas físicos e mentais, a massagem proporciona sensação de bem-estar, melhora a aparência e a autoestima.

Os efeitos terapêuticos da massagem

Redução da ansiedade.
Combate a depressão, pois promove a sensação de bem estar.
Combate o estresse.
Estimula a circulação sanguínea e linfática.
Redução da tensão e dor muscular.
Elimina toxinas e resíduos metabólicos.

A massagem que cuida do bem-estar físico e mental

A massoterapia é uma técnica de massagem que tem o ‘seu poder de cura’ nas mãos com aplicação de várias técnicas de manipulação de músculos e ossos. Mas o massoterapeuta pode usar também outras partes do seu corpo para realizar a massagem, como antebraço, cotovelo e pés. E seu objetivo é agir de forma positiva sobre a saúde e o bem-estar das pessoas.

Massagem a quatro mãos

massagem a quatro mãos consiste em um trabalho técnico sincronizado. É realizada por dois massoterapeutas, que trabalham simultaneamente, lado direito e esquerdo, proporcionando ao paciente duplo relaxamento, pois trabalha os dois lados do cérebro. Os benefícios são iguais aos da massagem com uma só pessoa, porém o aproveitamento de todos os movimentos são mais intensos.

A massagem clássica

massagem clássica é a compressão metódica e rítmica do corpo, ou parte dele, para que se obtenha efeitos terapêuticos. É um conjunto de diversas técnicas manuais que atuam nos tecidos corporais, com efeito sob o sistema nervoso, muscular, circulatório e energético, mobilizando estruturas variadas.

TERAPIAS  INTEGRATIVAS

Reiki

Reiki é uma prática enquadrada no vitalismo, criada em 1922 pelo monge budista japonês Mikao Usui. Tem por base a crença na existência da energia vital universal “Ki”, manipulável através da imposição de mãos.

Reflexologia Podal

Reflexologia ou zonaterapia é um tipo de terapia feita pelo fisioterapeuta ou acupunturista que usa o estímulo de pontos do corpo, chamados de plexos nervosos, como os pés, as mãos, o nariz, o crânio e as orelhas, para combater problemas físicos e mentais.

Rhamaterapia

A Rhamaterapia é uma técnica que utiliza os pés para proporcionar sensações e estímulos diferentes ao seu corpo. Enquanto você deita e relaxa, sua terapeuta exerce movimentos com os pés e literalmente caminha sobre seu corpo. Além do relaxamento, essa técnica é muito eficaz no alívio de dores musculares devido à alta capacidade de pressão aplicada com o peso do corpo

YOGA

Yoga ou ioga, significa controlar, unir. É um termo de origem sânscrita, uma língua presente na Índia, em especial na religião hinduísta. Yoga é um conceito é uma filosofia, que trabalha o corpo e a mente, através de disciplinas tradicionais de quem a pratica.

Ayurvédica

Ayurvédica é uma forma de pensar, de viver, de tratar-se, de cuidar da saúde dentro de um âmbito integral, entre corpo mente e espírito. A Massagem Ayurvédica é aplicada através de profundos e vigorosos toques com as mãos, cotovelos e até com os pés, proporcionando grande relaxamento, estimulando os músculos e a circulação sanguínea. A aplicação da terapia causa uma harmonização entre a parte espiritual, mental e emocional, balanceando as energias do corpo, causando uma “purificação” em quem está recebendo a massagem.

Acupuntura 

Acupuntura é uma técnica milenar que integra a medicina tradicional chinesa. Os benefícios desse tratamento têm sido cada vez mais reconhecidos. Sua aplicação vem sendo expandida e utilizada para cuidar de diversas áreas da saúde humana, incluindo a saúde mental.

Apiterapia

A apiterapia é uma terapia alternativa que consiste na utilização de produtos derivados das abelhas, como mel, própolis, pólen, geleia real, cera ou veneno de abelha, para fins terapêuticos.

Vários estudos comprovam que a apiterapia é eficaz no tratamento de doenças de pele, das articulações, gripes e resfriados, do sistema imunológico, entre outros, porém, assim como outras terapias alternativas, não tem o seu uso reconhecido pelos Concelhos Regionais e Federal de Medicina.

Bioenergética

A terapia bioenergética é um tipo de medicina alternativa que utiliza exercícios físicos específicos e a respiração para diminuir ou retirar qualquer tipo de bloqueio emocional (consciente ou não) presente.

Este tipo de terapia funciona sob a concepção de que alguns exercícios específicos e massagens, combinados com a respiração, são capazes de ativar o fluxo energético e renovar a energia vital da pessoa, trabalhando não só o corpo físico, mas a mente e o emocional.

Cromoterapia

cromoterapia é um tipo de tratamento complementar que utiliza ondas emitidas pelas cores como o amarelo, vermelho, azul, verde ou laranja, atuando em células do corpo e melhorando o equilíbrio entre o corpo e a mente, sendo que cada cor apresenta uma função terapêutica diferente.

Meditação

Prática mental individual milenar, descrita por diferentes culturas tradicionais, que consiste em treinar a focalização da atenção de modo não analítico ou discriminativo, a diminuição do pensamento repetitivo e a reorientação cognitiva, promovendo alterações favoráveis no humor e melhora no desempenho cognitivo, além de proporcionar maior integração entre mente, corpo e mundo exterior. A meditação amplia a capacidade de observação, atenção, concentração e a regulação do corpo-mente-emoções; desenvolve habilidades para lidar com os pensamentos e observar os conteúdos que emergem à consciência; facilita o processo de autoconhecimento, autocuidado e autotransformação; e aprimora as interrelações – pessoal, social, ambiental – incorporando a promoção da saúde à sua eficiência.

O QUE É MASSAGEM INTEGRATIVA?

A massagem integrativa é um conjunto de técnicas de massagem com objetivos terapêuticos, principalmente para relaxar a musculatura, onde o terapeuta profissional aplica pressão nos músculos profundos e ossos. Além de atuar na manipulação tradicional, este técnica de massagem também tem como base reequilibrar as energias do corpo, atuando, portanto, nos campos físico e emocional.

 BENEFÍCIOS DA MASSAGEM INTEGRATIVA

Entre outros benefícios da massagem integrativa, podemos destacar:

  • Reduz dores de coluna
  • Ativa a memória
  • Acelera a cicatrização
  • Melhora as dores das articulações
  • Melhora o bem estar físico e mental
  • Diminui a dor no período de cólica menstrual
  • Diminui o estresse
  • Melhora a qualidade do sono
  • Reduz a fadiga muscular.

Poder nas Mãos com a Massagem Oriental

Poder das Mãos com a Massagem Oriental é o tocar e o pressionar pontos de Acupuntura com os Dedos promovendo Saúde, alívio de dores e de outros benefícios terapêuticos. A acupuntura com suas agulhas é possivelmente a técnica mais conhecida da MTC, porém, as massagens orientais também ganharam o ocidente com o objetivo de promover Saúde e Bem Estar. Por exemplo, as massagens AnmáShiatsu e Tui-ná fundamentadas nos conceitos orientais são técnicas com as quais se pode fazer acupuntura com as Mãos.

Massagem Anmá

Massagem ANMA é uma técnica de massagem de origem oriental, realizada por um profissional massoterapeuta. Seu objetivo é promover o equilíbrio fisiológico do corpo (homeostase), aliviando dores e acelerando o processo de reequilíbrio energético.

Massagem com taças tibetanas

É uma massagem que utiliza taças tibetanas que emitem sons com suas vibrações. Esses sons influenciam os líquidos corporais e dessa forma ajudam no relaxamento e na liberação de diversas tensões.

Dicas

CUIDADOS ANTES DE INICIAR A MASSAGEM

  • É importante que tanto você quanto a pessoa que receberá a massagem não estejam com anéis, correntes, pulseiras e relógios.
  • É extremamente importante que você esteja com as unhas curtas para não machucar a pessoa que receberá a massagem. (Para as mulheres isto pode ser um pouco complicado, eu entendo! Se você não quiser cortar as unhas, tudo bem! Apenas tenha cuidado ao realizar os movimentos durante a massagem).
  • Não realize a massagem na cama, pois ao fazer os movimentos para relaxamento com as mãos, o colchão irá absorver toda a pressão. Portanto, faça a massagem no chão!
  • Não utilize hidrantes corporais para fazer a massagem. Os hidratantes são derivados do petróleo e podem irritar a pele. Utilize óleos vegetais (ex: óleo de amêndoa) ou creme natural (neutro).
  • É interessante utilizar música, porém, não coloque músicas que tenham vozes, sejam barulhentas e muito menos deixe o som ligado em estações de rádio. Estas vozes irão fazer com que a pessoa que esteja recebendo a massagem fique “acompanhando” a voz do cantor ou radialista. Com isso, ela não conseguirá relaxar por completo. Separe algumas músicas relaxantes próprias para meditação e/ou yoga.

DICAS DE MASSAGEM PARA RELAXAR

  1. Deite a pessoa com a barriga para baixo.
  2. Coloque uma quantidade igual a de uma colher de chá com óleo vegetal ou creme neutro em suas mãos e espalhe nas costas da pessoa. (Jamais jogue diretamente o óleo ou creme no corpo da pessoa).
  3. Com a palma das mãos abertas (em forma de “V”), realize deslizamentos nos 2 lados das costas ao mesmo tempo na região da cintura até o pescoço. Repita este procedimento por 3x. (Jamais aplique pressão em cima da coluna vertebral).
  4. Concentramos a maior parte da tensão na região dos ombros. Portanto, massageie esta região como se estivesse “amassando pão”. (Fique pelo menos 1 minuto massageando esta região).
  5. Repita o passo 3.
  6. Continue “amassando o pão”, agora por toda as costas da pessoa. Faça um lado de cada vez, umas 3x.
  7. Repita o passo 3.
  8. Com os polegares, faça movimentos circulares ao redor da coluna na região do pescoço em direção a cintura umas 3x.
  9. Repita o passo 3.
  10. Realize a percussão por toda as costas da pessoa. (A mão fica igual a de um movimento de caratê e você “bate” em toda as costas da pessoa).
  11. Repita o passo 3.
  12. Faça a tapotagem por toda as costas da pessoa. (Com a mão em forma de concha, dê “palmadas” nos 2 lados das costas).
  13. Finalize a massagem repetindo o passo 3.

 Truques para fazer da sua massagem uma experiencia inesquecível

  • Antes de começar a fazer a massagem, despeje óleo nas suas mãos, sem aplicá-lo diretamente nas costas, mãos ou pernas do massageado
  • Para movimentos básicos, utilize a base da palma da mão; para pontos mais sensíveis, é melhor usar a parte restante da palma
  • Não pressione os ossos, e massageie ao longo dos músculos
  • Mantenha um ritmo lento
  • Não esqueça de dedicar o mesmo tempo a cada parte trabalhada do corpo

Saiba como fazer uma massagem simples e eficaz, mesmo não sendo profissional!

 Crie uma atmosfera relaxante

Desligue seu celular e tudo aquilo que possa interromper o relaxamento. Prepare o local de forma a deixá-lo agradável para você e para o outro. Tudo de que você precisa é de música tranquila, velas, óleos para massagens e algumas toalhas quentes. As toalhas serão usadas para cobrir sucessivamente as áreas do corpo que já foram massageadas.

 Comece pelos pés

As pernas acumulam muito estresse. Portanto, ao massagear essa parte do corpo, dê apertões suaves em toda a superfície, para não causar incômodos. Você pode puxar levemente cada um dos dedos dos pés.

Depois do pé, faça movimentos suaves em toda a parte traseira da superfície, evitando a depressão encontrada sob a rótula: essa parte não deve ser massageada. Suba da tíbia até a coxa, esfregando e apertando levemente o músculo. Ao terminar a primeira perna, cubra-a com a toalha e siga para a outra perna.

Massageie costas e ombros

Depois das pernas, continue suavemente para a área lombar, lembrando que não deve pressionar demais essa região. Alongue toda a área, realizando movimentos amplos no músculo. Vá para a parte de cima e execute movimentos a partir da coluna vertebral em direção às costelas, mantendo as palmas das mãos perpendiculares uma à outra. Após isso, você pode continuar com movimentos descontínuos com os dedos por toda a superfície das costas, incluindo os ombros, que devem ser pressionados com os polegares, mas sem exageros.

Dê atenção às mãos

Posicione os braços do massageado ao lado do corpo, e pressione as mãos em toda sua superfície, dando especial atenção aos músculos do antebraço. O movimento deve ser suave e profundo. Após isso, segure a mão da pessoa e massageie todo o dedo polegar. Faça pequenos movimentos de maneira circular. Não esqueça de puxar cada dedo e massageá-lo.

 Complete a sessão com uma massagem na cabeça

Peça que a pessoa deixe de barriga para cima. Com os polegares, comece a massagem ao longo da linha de crescimento do cabelo, onde você pode até coçar a pele de leve. Estique o pavilhão auricular com os dedos polegares e indicadores, mas sem mantê-lo alongado por muito tempo. Coloque suas mãos no rosto do massageado, de forma que os seus polegares massageiem suavemente a testa, sobrancelhas e o espaço entre elas. Complete esse procedimento com movimentos suaves na região das têmporas.

Lembre das contraindicações

Não se recomenda fazer massagens nos seguintes casos:

  • Lesões cutâneas e sinais grandes
  • Problemas na coluna vertebral (hérnias, escoliose, entre outras)
  • Comprometimento da coagulação do sangue
  • Trombose e problemas nos vasos sanguíneos
  • Osteoporose, oncologia, diabetes (enfraquecimento da pele) outras doenças graves
  • Febre